SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Disseccao da arteria carotida interna em paciente com sindrome de Ehlers-Danlos tipo IV: diagnostico e manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

BEZ, Leonardo Ghizoni; BOTELHO, Francesco Evangelista; MACIEL, Julio Cesar Arantes  e  CARDINELLI, Danilo Martins. Correção endovascular do pseudoaneurisma para-anastomótico de aorta abdominal. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.180-183. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492013000200016.

Os aneurismas para-anastomóticos de aorta podem ser verdadeiros ou pseudoaneurismas. Estes últimos tendem a ser assintomáticos até a ruptura. Devem ser tratados cirurgicamente, apesar da alta morbimortalidade em sua abordagem. Este relato descreve o caso de uma paciente do sexo feminino, 68 anos, com quadro de pseudoaneurisma para-anastomótico pós-aneurismectomia de aorta infrarrenal. Optou-se por correção endovascular, com bons resultados. As técnicas endovasculares vêm se estabelecendo como o método de escolha no tratamento dos pseudoaneurismas anastomóticos.

Palavras-chave : pseudoaneurisma; aorta; complicações pós-operatórias; aneurisma aórtico; procedimentos endovasculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )