SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Comparacoes preliminares entre a histologia virtual ultrassonografica in vivo e os achados histopatologicos da placa carotidea produto de endarterectomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

LOPES, Pollianny Ramos et al. Relação entre o nível de atividade física estimado pelo Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication e a pedometria em pacientes com claudicação intermitente. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.187-192. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2013.035.

CONTEXTO:

Os pacientes com claudicação intermitente apresentam níveis reduzidos de atividade física. A Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication (BASIC) foi validada para quantificar o nível de atividade física destes pacientes. No entanto, esta validação se baseou em apenas dois dias de monitoramento com acelerômetros, de modo que ainda permanece incerto se a BASIC fornece informações sobre os níveis de atividade física semanal.

OBJETIVO:

Analisar a correlação entre o nível de atividade física estimada pela BASIC e o nível obtido pelo pedômetro em uma semana, em pacientes com claudicação intermitente.

MÉTODOS:

Foram estudados 150 pacientes com claudicação intermitente, com idade entre 30 e 80 anos. Foram obtidos os dados sociodemográficos e verificada a presença de comorbidades e de fatores de risco cardiovascular, e a BASIC. O pedômetro foi utilizado por sete dias consecutivos, sendo a análise feita em três diferentes períodos de monitorização (todos os dias, dias da semana e do fim de semana).

RESULTADOS:

Foi observada correlação entre a BASIC e a média de passos de todos os dias (rho=0,343; p<0,001), dos dias de semana (rho=0,336; p<0,001) e dos dias do final de semana (rho=0,317; p<0,001).

CONCLUSÃO:

Em pacientes com claudicação intermitente, o nível de atividade física estimado pela BASIC se correlaciona com o nível de atividade física semanal.

Palavras-chave : doença arterial periférica; atividade física; avaliação; questionário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )