SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Variacoes anatomicas dos vasos tibiais: diagnostico diferencial de trombose venosa profunda antiga pela ecografia vascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

NEVES JUNIOR, Milton Alves das; PETNYS, Alexandre; MELO, Rafael Couto  e  RABBONI, Edgar. Acesso vascular para hemodiálise: o que há de novo?. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.221-225. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2013.044.

O aumento da expectativa de vida dos portadores de doenças crônicas, entre as quais a insuficiência renal crônica, faz com que métodos de tratamentos estejam em constante aperfeiçoamento. O uso em longo prazo da hemodiálise torna necessário confeccionar e manter acessos vasculares de utilização duradoura. Tanto as fístulas arteriovenosas - primeira opção de acesso para os pacientes hemodialíticos - como os cateteres vêm sendo objeto de estudos na literatura, na tentativa de prolongar sua vida útil. Esta revisão tem como objetivo relatar as alternativas e soluções atuais para os acessos vasculares para hemodiálise.

Palavras-chave : diálise renal; cateteres; fístula arteriovenosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )