SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Tratamento endovascular da Sindrome de Quebra-nozes (Nutcracker) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

SOUZA, Jose Emerson dos Santos et al. Insuficiência arterial aguda secundária a arterite induzida por radiação: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.243-246. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2013.033.

A arterite induzida por radiação é uma rara mas bem documentada complicação da radioterapia. O presente relato descreve o caso de uma mulher de 34 anos, diagnosticada com neoplasia de colo do útero, a qual, dois anos após sessões de radioterapia desenvolveu trombose venosa profunda (TVP) iliofemoral esquerda; dois meses depois, durante tratamento para TVP com devida anticoagulação, a paciente apresentou quadro de insuficiência arterial aguda do membro inferior esquerdo secundária a uma longa lesão suboclusiva da artéria ilíaca externa. A paciente foi tratada com angioplastia transluminal percutânea e implantação de stent autoexpansível, recuperando-se sem intercorrências após o procedimento endovascular.

Palavras-chave : radioterapia; constrição patológica; angioplastia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )