SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Pseudoaneurismas em associacao com infeccao pelo virus da imunodeficiencia humana: relato de dois casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

MARIN, Juan et al. Tratamento endovascular de pseudoaneurisma traumático e fístulas arteriovenosas em vasos ilíacos externos. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp.257-259. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2013.032.

Um paciente do sexo masculino com 17 anos de idade apresentando-se com ferimento abdominal por arma de fogo e choque hipovolêmico grave foi inicialmente operado e apresentava várias lesões no intestino delgado e ceco associadas a hemorragia grave. O paciente teve que ser operado duas vezes devido a hipotermia, acidose e coagulopatia. No período pós-operatório tardio, foram observados sopro e frêmito. Angiografia revelou um pseudoaneurisma associado a fístulas arteriovenosas nos vasos ilíacos externos ao lado esquerdo. As lesões foram tratadas mediante a colocação de stent na artéria ilíaca externa, com desfecho satisfatório. Tomografia computadorizada de controle realizada após 6 meses evidenciou integridade da artéria, com o fechamento das fístulas. O tratamento endovascular deve ser o método de escolha nesse tipo de complicação vascular traumática.

Palavras-chave : vasos ilíacos; trauma; pseudoaneurisma; fístulas arteriovenosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )