SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Infarto agudo do miocardio em pacientes portadores de isquemia critica submetidos a revascularizacao de membros inferioresRecanalizacao apos trombose venosa profunda aguda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449

Resumo

BRITO, Ana Paula Nunes Pereira; RODRIGUES, Etria; VIANNA, Denise Loureiro  e  FERNANDES, Susi Mary de Souza. Investigação de edema postural de membros inferiores em agentes de trânsito. J. vasc. bras. [online]. 2013, vol.12, n.4, pp.289-295.  Epub 15-Dez-2013. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2013.055.

OBJETIVO:

Avaliar a ocorrência de edema postural (EP) e verificar se há diferença na sua formação entre as duas posturas de trabalho adotadas - em pé e sentada.

MÉTODOS:

Foram avaliados 16 trabalhadores agentes de trânsito por meio da volumetria por deslocamento de água, divididos em dois grupos de acordo com a posição de trabalho adotada. No Grupo em Pé (GP), foram alocados aqueles que trabalhavam em pé e, no Grupo Sentado (GS), aqueles que adotavam a posição sentada, ambos por mais de quatro horas consecutivas. Os dados foram coletados antes e após a jornada de trabalho por três dias consecutivos e tratados com os testes estatísticos ANOVA e Igualdade de duas proporções. O nível de significância adotado foi p ≤ 0,05. A avaliação revelou presença de edema postural de membros inferiores nas duas condições avaliadas (p ≤ 0,001).

RESULTADOS:

Na análise da diferença na formação de EP entre os grupos, observou-se tendência a maior formação no GP em comparação ao GS, contudo sem diferença estatisticamente significante.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que existiu EP em agentes de trânsito após quatro horas de trabalho nas duas condições avaliadas com predomínio na formação de edema na postura em pé.

Palavras-chave : edema; membros inferiores; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )