SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Ultrassonografia vascular no seguimento da correção endovascular do aneurisma da aorta abdominalBiomarcadores inflamatórios circulantes podem ser úteis para identificar doença arterial obstrutiva periférica mais grave índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

LICHTENFELS, Eduardo et al. Morbimortalidade relacionada às infecções de ferida operatória ocasionadas por micro-organismos resistentes em cirurgias arteriais. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.175-181. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.020.

Contexto:

A infecção de ferida operatória é uma complicação grave da cirurgia vascular periférica e está associada a elevadas taxas de morbidade e mortalidade.

Objetivo:

Avaliar a morbidade e a mortalidade relacionadas às infecções de ferida operatória causadas por micro-organismos resistentes em cirurgias arteriais periféricas.

Métodos:

Coorte prospectiva envolvendo pacientes submetidos a procedimentos de revascularização arterial periférica que desenvolveram infecção de sítio cirúrgico, entre março de 2007 e março de 2011.

Resultados:

A média de idade desses pacientes foi de 63,7 anos; homens representaram 64,3% de todos os casos. A prevalência total de resistência bacteriana foi de 65,7%. O micro-organismo mais isolado foi o Staphylococcus aureus (30%). Comparando-se as características demográficas e cirúrgicas das duas amostras (com e sem resistência), foi demonstrado que o tempo de permanência hospitalar apresentou diferença significativa (9,3 dias × 3,7 dias). O grupo de pacientes portadores de infecção por micro-organismo resistente apresentou elevadas taxas de reoperação, amputação de membro inferior e mortalidade, porém sem diferença estatística quando comparado ao grupo sem resistência. No longo prazo, a sobrevida foi similar.

Conclusão:

este estudo não demonstrou diferença estatística quanto a morbidade e mortalidade entre os grupos com infecção de ferida operatória ocasionada por micro-organismos resistentes e não resistentes.

Palavras-chave : infecção de ferida operatória; resistência medicamentosa; cirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )