SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Biomarcadores inflamatórios circulantes podem ser úteis para identificar doença arterial obstrutiva periférica mais graveOs mediadores inflamatórios de ectasia coronária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

ANDRADE, Luís Jesuíno de Oliveira; FRANCA, Larissa Santos; MELO, Paulo Roberto Santana de  e  ARAUJO, Marcelo. Prescrições off-label em pé diabético. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.192-197. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.025.

A prescrição de um medicamento sem as indicações para as quais a droga foi originalmente aprovada por órgãos reguladores é internacionalmente conhecida como prescrição off-label. Descrevemos a terapia off-label em pé diabético, relatada na literatura científica internacional, por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, descritiva, através de pesquisa na base de dados internacional Medline, para seleção dos artigos. Os critérios para revisão foram publicações entre janeiro de 1985 e novembro de 2013, sendo as palavras-chave MeSH "off-label use" OR "off-label" OR "off-label prescribing" plus "diabetic foot" – colocadas no formulário de busca. Foram selecionados nove artigos com informações sobre a terapia off-labelem pé diabético. Conclui-se que a prática de prescrição off-labelpossui benefícios potenciais em muitas situações. Em algumas circunstâncias, uma prescrição off-label é o único tratamento disponível, seja por não existir uma droga específica, seja porque outros métodos de tratamento são ineficazes ou não disponíveis por intolerância.

Palavras-chave : uso off-label; pé diabético; diabetes mellitus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )