SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Os mediadores inflamatórios de ectasia coronáriaAneurismas de artérias pulmonares na doença de Behçet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

TOREGEANI, Jeferson Freitas; NASSAR, Carlos Augusto; TOREGEANI, Krischina Aparecida Mendes  e  NASSAR, Patrícia Oehlmeyer. Doença periodontal e aterosclerose. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.208-216. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.042.

A doença aterosclerótica (DA) constitui uma das principais causas de morbimortalidade no mundo. A sua expressão laboral pode ser através de marcadores inflamatórios, como a proteína C reativa (PCR) e/ou o espessamento da parede arterial, que pode ser analisado pela ultrassonografia com Doppler colorido. Os fatores de risco associados à DA são o diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia e o tabagismo. Mais recentemente, a doença periodontal (DP), que tem uma elevada prevalência na população mundial, tem sido considerada um fator relacionado ao desenvolvimento da DA, em que o processo inflamatório e a atividade bacteriana no periodonto parecem aumentar o risco para a DA. A motivação da higiene oral pode diminuir a expressão dos marcadores inflamatórios da DA. Com base em dados publicados em revistas eletrônicas e indexados pelos mecanismos de busca PUBMED, SCIELO e BIREME, foi realizada uma revisão de literatura sobre a DP e a DA, além dos marcadores inflamatórios expressos em ambas as doenças e suas possíveis inter-relações.

Palavras-chave : doença periodontal; aterosclerose; espessura íntima-média carotídea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )