SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Análise da atividade enzimática de MMP-2 e 9 coletadas por swab em úlcera venosa de membro inferiorPseudoaneurisma idiopático da artéria poplítea: abordagem diagnóstico-terapêutica na urgência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

JALDIN, Rodrigo Gibin et al. Tratamento de aneurisma de aorta sacular justarrenal com Multilayer Flow Modulator: relato do primeiro caso realizado em Hospital Público no Brasil. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.235-243. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.036.

O tratamento endovascular de aneurismas de aorta abdominal (AAA), envolvendo a saída das artérias renais e viscerais, constitui ainda um importante desafio. Diversas técnicas foram desenvolvidas ao longo do tempo para contornar as dificuldades oferecidas por esta situação, destacando-se as endopróteses fenestradas ou ramificadas, as técnicas envolvendo próteses paralelas, como Chaminé, Periscópio e Sanduíche, e, mais recentemente, a utilização da modulação de fluxo por stent multicamadas Multilayer. Apresentamos um caso de AAA sacular complexo justarrenal e com alto risco cirúrgico pela avaliação cardiológica e por apresentar via aérea difícil, em decorrência de laringectomia total por antecedente de neoplasia de laringe. Devido à facilidade técnica do uso do Multilayer, à presença de doença obstrutiva crônica aorto-ilíaca, à estenose ostial renal e ao diâmetro limitado da aorta suprarrenal, descartaram-se as opções envolvendo endopróteses fenestradas/ramificadas ou técnicas envolvendo próteses paralelas, pela necessidade de diversos acessos para a execução. Diante do dilema imposto, apresentamos este caso como desafio terapêutico e com uma opção de tratamento bem sucedida, em curto prazo.

Palavras-chave : aorta; aneurisma aórtico; procedimentos endovasculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )