SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Idiopathic popliteal artery pseudoaneurysm: emergency diagnosis and treatmentPost-kidney transplantation external iliac artery stenosis due to vascular clamp: report of a case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

QUEIROZ, Salomão Israel Monteiro Lourenço et al. Tratamento de hemangioma oral com escleroterapia: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.249-253. ISSN 1677-7301.  https://doi.org/10.1590/jvb.2014.035.

O hemangioma é uma neoplasia benigna comum na região de cabeça e pescoço, e é relativamente rara na cavidade oral, podendo causar prejuízo estético e funcional a depender da sua localização. Sua localização mais frequente é o lábio superior, mas pode ocorrer em outras regiões, como língua, mucosa jugal e palato. O seu tratamento depende, principalmente, do correto diagnostico da lesão, bem como da localização anatômica da mesma. A proposta deste artigo é relatar um caso de hemangioma em lábio superior tratado com esclerose terapêutica com oleato de monoetanolamina (Ethamolin®), considerando as características clínicas e os métodos de diagnóstico desta lesão. Por meio de um diagnóstico preciso e uma conduta terapêutica adequada, o caso apresenta-se com um acompanhamento de um ano, sem sinais de recidiva, e com um resultado estético funcional satisfatório, com regressão total da lesão.

Keywords : hemangioma; escleroterapia; neoplasias de tecido vascular; cavidade bucal; lábio.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )