SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Estenose de artéria ilíaca externa após transplante renal devido a clampe vascular: relato de um caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

MOREIRA, Ricardo Wagner da Costa; COSTA, Pedro Victor Alcântara da  e  CARRILHO, David Domingos Rosado. Tratamento de isquemia crítica de membro inferior com técnica híbrida. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.257-261. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/jvb.2014.043.

A isquemia crítica de membro inferior é uma condição que constitui uma ameaça à viabilidade do membro e deve ser prontamente tratada para evitar uma amputação maior. A revascularização é o tratamento mais eficaz, podendo ser por técnica cirúrgica ou endovascular. Nos pacientes com aneurisma toracoabdominal da aorta, a combinação das duas técnicas, denominada técnica híbrida, permite ampliar a possibilidade de tratamento de pacientes que não seriam adequadamente tratados por nenhuma das duas técnicas isoladamente. Descrevemos o tratamento de uma isquemia crítica de membro inferior utilizando a combinação de cirurgia convencional e tratamento endovascular, também se constituindo, assim, em uma técnica híbrida, mas em outro território arterial.

Palavras-chave : arteriopatias oclusivas; procedimentos cirúrgicos vasculares; angioplastia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )