SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Innovations in vascular and endovascular surgery in Brazil: a data analysis study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

ALMEIDA, Bruno Lorenção de et al. Embolização por micronavegação para tratamento de Endoleak tipo 2 persistente após reparo endovascular do aneurisma de aorta abdominal. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.266-271. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0110.

Contexto:

O reparo endovascular se estabeleceu como uma modalidade segura e efetiva no tratamento do Aneurisma de Aorta Abdominal. Uma das principais complicações deste tipo de tratamento é o Vazamento ou Endoleak, sendo o do tipo 2 o mais frequente deles.

Objetivo:

Fazer uma breve revisão de literatura e avaliar a segurança e a efetividade da embolização por micronavegação para o tratamento do Vazamento tipo 2.

Método:

A revisão dos prontuários dos pacientes submetidos ao Reparo Endovascular do Aneurisma de Aorta abdominal identificou cinco pacientes que apresentavam Endoleak tipo 2 persistente. Esses pacientes foram submetidos à embolização por micronavegação.

Resultado:

Em todos os casos, houve sucesso angiográfico e as tomografias de controle evidenciavam ausência de Vazamento tipo 2 e diminuição do saco aneurismático, após o procedimento.

Conclusão:

O tratamento do Endoleak tipo II por embolização por micronavegação é um método efetivo e seguro, sendo considerado uma opção para esta complicação após o Reparo Endovascular do Aneurisma de Aorta Abdominal.

Keywords : aneurisma de aorta abdominal; vazamento; embolização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )