SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Inovações em cirurgia vascular e endovascular no Brasil: uma análise de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

ALMEIDA, Bruno Lorenção de et al. Embolização por micronavegação para tratamento de Endoleak tipo 2 persistente após reparo endovascular do aneurisma de aorta abdominal. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.266-271. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0110.

Contexto:

O reparo endovascular se estabeleceu como uma modalidade segura e efetiva no tratamento do Aneurisma de Aorta Abdominal. Uma das principais complicações deste tipo de tratamento é o Vazamento ou Endoleak, sendo o do tipo 2 o mais frequente deles.

Objetivo:

Fazer uma breve revisão de literatura e avaliar a segurança e a efetividade da embolização por micronavegação para o tratamento do Vazamento tipo 2.

Método:

A revisão dos prontuários dos pacientes submetidos ao Reparo Endovascular do Aneurisma de Aorta abdominal identificou cinco pacientes que apresentavam Endoleak tipo 2 persistente. Esses pacientes foram submetidos à embolização por micronavegação.

Resultado:

Em todos os casos, houve sucesso angiográfico e as tomografias de controle evidenciavam ausência de Vazamento tipo 2 e diminuição do saco aneurismático, após o procedimento.

Conclusão:

O tratamento do Endoleak tipo II por embolização por micronavegação é um método efetivo e seguro, sendo considerado uma opção para esta complicação após o Reparo Endovascular do Aneurisma de Aorta Abdominal.

Palavras-chave : aneurisma de aorta abdominal; vazamento; embolização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )