SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Embolização por micronavegação para tratamento de Endoleak tipo 2 persistente após reparo endovascular do aneurisma de aorta abdominalAnálise comparativa entre tratamentos convencional e endovascular de aneurisma de aorta abdominal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

OLIVEIRA, Heriberto Brito de; BELCZAK, Sergio Quilici  e  OLIVEIRA, Eymard Francisco Brito de. Inovações em cirurgia vascular e endovascular no Brasil: uma análise de dados. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.272-275. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0023.

Contexto:

As inovações em cirurgia vascular e endovascular são responsáveis por grande impacto econômico e importância social. Em sua grande maioria, os materiais são importados, onerando ainda mais o seu custo.

Objetivo:

Realizar uma análise retrospectiva dos Registros de Patentes e da liberação para utilização dos produtos do segmento da cirurgia vascular e endovascular, de acordo com o número de patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e as publicações deferidas autorizando utilização dos produtos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nos últimos anos.

Método:

Estudo retrospectivo, no período de janeiro de 1997 a dezembro de 2012, por meio de pesquisa de dados eletrônicos no site do INPI e dados referentes à liberação para utilização de produtos médicos no site da ANVISA.

Resultados:

Encontraram-se 701 registros de novas patentes referentes a inovações tecnológicas na área de cirurgia vascular e endovascular, com os termos pesquisados 'cateter(es)', 'stent(s)', 'endoprótese(s)']. Destes, 34% (n=237) foram referentes a registros de patentes de novos curativos e 66% (n=464), de materiais utilizáveis em cirurgia endovascular. Dentre os 3.433 novos registros liberados pela ANVISA, aproximadamente 7,8% (n=268) são de produtos fabricados no Brasil.

Conclusões:

A importância econômica e social das inovações em saúde demonstra o quão importante é a sua monitorização, o seu registro e o apoio para sua produção, com a visão da necessidade do desenvolvimento de soluções nacionais para este mercado.

Palavras-chave : cirurgia endovascular; cirurgia vascular; inovação tecnológica; patentes; aprovação de produtos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )