SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Computed Tomograpy Venography diagnosis of iliocaval venous obstruction in advanced chronic venous insufficiencyUnfavorable iliac artery anatomy causing access limitations during endovascular abdominal aortic aneurysm repair: application of the endoconduit technique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

CORREA, Cleiton Silva; TEIXEIRA, Bruno Costa; BITTENCOURT, Aline  and  REISCHAK-OLIVEIRA, Álvaro. Efeitos do treinamento de força sobre as concentrações de lipoproteínas sanguíneas em mulheres pós-menopausa. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.312-317. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0083.

O treinamento de força tem sido frequentemente relacionado como contribuinte para a prevenção do aparecimento de doenças e como tratamento não farmacológico para distúrbios metabólicos e controle de massa corporal. Os efeitos protetores e de manejo de doenças se ampliam para sujeitos com riscos para diabetes mellitus e dislipidemias, e doenças cardiovasculares (DCV). Recentemente, os benefícios do treinamento de força têm sido usados para reduzir o risco do aparecimento dessas doenças em mulheres pós-menopausa, as quais apresentam um risco maior para desenvolver DCV quando comparadas aos homens de mesma idade. Entretanto, pouco se sabe sobre a efetividade do treinamento de força sobre metabolismo das lipoproteínas sanguíneas. O objetivo desta revisão foi comparar os resultados de artigos que abordaram os efeitos do treinamento de força em mulheres pós-menopausa e quais os resultados sobre as concentrações de lipoproteínas. Foram pesquisadas referências atuais sobre o tema a ser abordado, sendo que os artigos foram selecionados nas bases de dados Pubmed, Scopus e EBSCO, artigos atuais datados do período de 1979 a 2012, com grande número de citações de pesquisadores renomados no assunto. Em conclusão, o treinamento de força possivelmente tenha uma ação efetiva no metabolismo e na concentração de lipoproteínas em mulheres pós-menopausa.

Keywords : menopausa; metabolismo basal; exercícios físicos; aterosclerose.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )