SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Diagnóstico angiotomográfico da obstrução venosa ilíaco-cava na Insuficiência Venosa Crônica avançadaTratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal associado à dificuldade no acesso aórtico devido a artérias ilíacas de pequeno calibre: aplicação técnica do Endoconduíte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

CORREA, Cleiton Silva; TEIXEIRA, Bruno Costa; BITTENCOURT, Aline  e  REISCHAK-OLIVEIRA, Álvaro. Efeitos do treinamento de força sobre as concentrações de lipoproteínas sanguíneas em mulheres pós-menopausa. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.312-317. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0083.

O treinamento de força tem sido frequentemente relacionado como contribuinte para a prevenção do aparecimento de doenças e como tratamento não farmacológico para distúrbios metabólicos e controle de massa corporal. Os efeitos protetores e de manejo de doenças se ampliam para sujeitos com riscos para diabetes mellitus e dislipidemias, e doenças cardiovasculares (DCV). Recentemente, os benefícios do treinamento de força têm sido usados para reduzir o risco do aparecimento dessas doenças em mulheres pós-menopausa, as quais apresentam um risco maior para desenvolver DCV quando comparadas aos homens de mesma idade. Entretanto, pouco se sabe sobre a efetividade do treinamento de força sobre metabolismo das lipoproteínas sanguíneas. O objetivo desta revisão foi comparar os resultados de artigos que abordaram os efeitos do treinamento de força em mulheres pós-menopausa e quais os resultados sobre as concentrações de lipoproteínas. Foram pesquisadas referências atuais sobre o tema a ser abordado, sendo que os artigos foram selecionados nas bases de dados Pubmed, Scopus e EBSCO, artigos atuais datados do período de 1979 a 2012, com grande número de citações de pesquisadores renomados no assunto. Em conclusão, o treinamento de força possivelmente tenha uma ação efetiva no metabolismo e na concentração de lipoproteínas em mulheres pós-menopausa.

Palavras-chave : menopausa; metabolismo basal; exercícios físicos; aterosclerose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )