SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Efeitos do treinamento de força sobre as concentrações de lipoproteínas sanguíneas em mulheres pós-menopausaTratamento híbrido para fístula arteriovenosa entre vasos poplíteos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

JALDIN, Rodrigo Gibin et al. Tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal associado à dificuldade no acesso aórtico devido a artérias ilíacas de pequeno calibre: aplicação técnica do Endoconduíte. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.318-324. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0021.

O tratamento endovascular para aneurisma de aorta abdominal (AAA) já está bastante difundido, sendo considerado como primeira escolha na maioria dos casos. Limitações no acesso pelas artérias ilíacas tortuosas, com estenoses, calibre pequeno ou doença oclusiva já foram contornadas com o uso de condutos, dissecção direta aortoilíaca, angioplastias, entre outros procedimentos. O objetivo deste desafio é mostrar as vantagens e limitações de cada alternativa, além de apresentar o resultado e as dificuldades com o endoconduíte.

Palavras-chave : aneurisma aórtico; procedimentos endovasculares; procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; artéria ilíaca; dispositivos de acesso vascular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )