SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Síndrome de Kasabach-Merritt: tratamento clínico versus cirúrgicoOclusão arterial aguda de membro superior associada à utilização de muleta: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

OLIVEIRA, Giuliano da Paz; SOARES, Nara Lívia Rezende; OLIVEIRA, Germano da Paz  e  VALE, Benjamim Pessoa. Agenesia bilateral de artéria carótida interna: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2014, vol.13, n.4, pp.336-339. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0046.

Agenesia da artéria carótida interna (ACI) é definida como uma ausência congênita do canal carotídeo e ocorre em menos de 0,01% da população. O diagnóstico dessa anomalia ocorre geralmente como um achado incidental ou depois de um evento cerebrovascular. Apresentamos o caso de uma mulher de 36 anos, hipertensa e tabagista, com agenesia bilateral de ACI, que abriu quadro com hemorragia subaracnoide decorrente de rotura de aneurisma de artéria de basilar. A agenesia da ACI é, portanto, uma condição que, embora rara, deve ser lembrada por estar associada a outras más formações potencialmente fatais, como os aneurismas cerebrais.

Palavras-chave : artéria carótida interna; doenças das artérias carótidas; aneurisma intracraniano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )