SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Translation into Brazilian Portuguese, cultural adaptation and validation of the Prosthesis Evaluation QuestionnaireVascular injuries in the state of Pará, Brazil, 2011-2013 and their relation with demographic and clinical variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

GALEGO, Gilberto do Nascimento et al. Resultado do tratamento da insuficiência venosa superficial com Laser Diodo 1470 nm. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.2, pp.115-122. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0073.

CONTEXTO:

A ablação endovenosa com laser consiste em um procedimento minimamente invasivo e é aplicada no tratamento da insuficiência venosa superficial. Acreditamos que o uso de uma onda de maior comprimento irá propiciar a diminuição dos principais efeitos adversos, relacionados com ondas de menor comprimento.

OBJETIVOS:

Demonstrar o resultado de uma série inicial de pacientes com insuficiência venosa crônica superficial, tratados com o uso do Laser Diodo 1470 nanômetros, e comparar as fibras linear e radial.

MÉTODOS:

Conduzimos um estudo observacional do tipo coorte histórico. Setenta e quatro pacientes, com no mínimo dois eco-Doppler pós-operatórios, foram incluídos, totalizando 121 veias safenas tratadas (92 magnas e 29 parvas). Tivemos 57 pacientes pertencentes ao Grupo A (fibra linear) e 17 ao Grupo B (fibra radial). O follow-up foi idealmente realizado com uma consulta clínica e eco-Doppler em um mês, seis meses e 12 meses, após o procedimento. O sucesso foi definido como a oclusão total do segmento venoso tratado.

RESULTADOS:

O sucesso no follow-up médio de 13,4 meses (7 - 27) foi de 83% para veias safenas magnas e 89% para veias safenas parvas. Pacientes submetidos ao uso de fibra radial necessitaram de menos energia para oclusão da veia safena parva e apresentaram menos reações adversas, com significância estatística.

CONCLUSÃO:

O tratamento da insuficiência de veias safenas magna e parva com o Laser Diodo 1470 nm é seguro e eficaz. A utilização da fibra radial foi associada a menos intercorrências em relação à fibra linear, apesar de sucesso semelhante.

Keywords : insuficiência venosa; varizes; terapia a laser.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )