SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Evaluation of quality of life and photoplethysmography in patients with chronic venous insufficiency treated with foam sclerotherapyLymphatic compensation during the postoperative period after breast cancer treatment with axillary dissection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

BELCZAK, Cleusa Ema Quilici et al. Influência da postura prevalente de trabalho no edema ocupacional dos membros inferiores. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.2, pp.153-160. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0079.

CONTEXTO:

O edema de membros inferiores (MMII) de indivíduos normais, que se observa ao final da jornada de trabalho, pode ser mais intenso e frequente conforme a postura laboral prevalente no exercício da profissão.

OBJETIVOS:

Comparar os volumes dos MMII de indivíduos alocados em três grupos, conforme a postura laboral prevalente adotada ao longo do dia trabalho.

MÉTODOS:

Realizadas avaliações volumétricas de ambos os MMII de 51 indivíduos sem doença vascular, que foram alocados em três grupos de 17 indivíduos, considerando a postura prevalente: sentada, ortostática estática e alternada. As volumetrias foram realizadas no início e no término do dia trabalhado, e calculou-se a diferença dos volumes aferidos em cada grupo. Foram utilizadas as estatísticas inferenciais adequadas para comparações de médias e de frequências, e para determinação de coeficientes de correlação.

RESULTADOS:

Os grupos se mostraram homogêneos em relação a gênero, idade, grupo étnico e IMC. Dados das volumetrias realizadas no início do dia revelaram diferenças significativas entre os três grupos, indicando maiores volumes em indivíduos que trabalham predominantemente sentados, seguidos daqueles que trabalham em pé e dos que alternam essas posições. A frequência de MMII com aumento de volume > 100 mL foi significativamente maior no grupo dos que trabalham sentados, adotando essa posição por longo tempo.

CONCLUSÕES:

O edema postural é mais frequente naqueles que trabalham sentados por longo tempo, nos quais parece ocorrer, inclusive, efeito cumulativo dessa postura, já que apresentam volumes significativamente maiores já ao início do dia.

Keywords : edema; postura; insuficiência venosa; saúde ocupacional; condições de trabalho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )