SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Lymphatic compensation during the postoperative period after breast cancer treatment with axillary dissectionTissue characterization by photographic imaging during treatment of chronic venous ulcer: technical note author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

SILVA FILHO, Tiago João da et al. Importância da GLUT1 no diagnóstico diferencial das anomalias vasculares. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.2, pp.168-176. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0069.

As anomalias vasculares (AVs) incluem um grupo de lesões distintas, como as más formações congênitas e os tumores vasculares benignos ou malignos. Estas lesões podem apresentar características clínicas e histopatológicas semelhantes, ocasionando equívocos diagnósticos e terapêuticos. Uma investigação precisa e o uso de terminologia adequada são fundamentais para as decisões do profissional responsável pelo acompanhamento da evolução de uma AV. A isoforma 1 da proteína humana transportadora de glicose (GLUT1) tem sido proposta como uma ferramenta auxiliar para o estabelecimento de diagnóstico diferencial entre AVs, uma vez que representa um marcador sensível e específico para a identificação de hemangiomas da infância de qualquer órgão. Este estudo objetiva fazer uma revisão da literatura acerca desta proteína como ferramenta eficaz na identificação e no possível diagnóstico diferencial entre as diversas AVs.

Keywords : más formações vasculares; hemangioma; diagnóstico diferencial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )