SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Efetividade do adesivo de cianoacrilato para aortarrafia em coelhosInfluência do diabetes mellitus sobre a perviedade da fístula arteriovenosa para hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

Resumo

SEIDEL, Amélia Cristina; CAVALARI JUNIOR, Pedro; ROSSI, Robson Marcelo  e  MIRANDA JUNIOR, Fausto. Associação entre aplasia segmentar de veia safena magna e varizes em membros inferiores avaliada pelo ecocolor Doppler. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.3, pp.211-216. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.0315.

Contexto

Há diferenças individuais no diâmetro da veia safena magna (VSM) em membros normais e doentes; sendo possível a identificação dessas alterações pelo ecocolor Doppler.

Objetivo

Avaliar a associação da aplasia segmentar da VSM com a presença de varizes e/ou insuficiência da mesma em membros inferiores, usando o ecocolor Doppler em pacientes com clínica de doença venosa crônica (DVC).

Métodos

1.408 pacientes com queixas compatíveis de DVC de membros inferiores, sendo 1.286 do sexo feminino, com idade entre 17 e 85 anos, examinados com ecocolor Doppler. Foram incluídos aqueles com classificação CEAP clínica C0 a C4. Pela avaliação clínica, a amostra foi distribuída em grupo A, pacientes com varizes, e grupo B, aqueles sem varizes. O ecocolor Doppler determinou se havia aplasia da VSM pela análise do seu trajeto no compartimento safeno e presença de veias varicosas nos diferentes sítios. Para estatística, foram considerados os testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher e uma análise de resíduos em tabelas, com nível de significância de 5%.

Resultados

No grupo A houve 479 (83,9%) de VSM insuficientes, 169 (38,2%) com aplasia e 71 (80,7%) com insuficiência e aplasia associadas. No grupo B, houve 92 (16,1%) de VSM insuficientes, 273 (61,8%) com aplasia e 17 (19,3%) com insuficiência e aplasia associadas.

Conclusão

A aplasia segmentar da VSM ocorre mais em membros inferiores que não apresentam varizes e/ou insuficiência da mesma, mas considerando-se a presença da associação de aplasia e insuficiência, houve maior incidência no grupo de membros que apresentavam varizes.

Palavras-chave : refluxo venoso; veia safena (anormalidades); ultrassonografia; Doppler em cores; insuficiência venosa; anatomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )