SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Endovascular treatment of delayed bleeding after tonsillectomyAcquired arteriovenous fistula and pseudoaneurysm secondary to penetrating inguinal trauma: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

LINARDI, Fábio et al. Pseudoaneurisma da artéria poplítea em um paciente com Síndrome de Ehlers-Danlos Tipo VI. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.4, pp.360-363. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.001415.

A Síndrome de Ehlers-Danlos (EDS) é uma rara doença hereditária do tecido conjuntivo proveniente de uma alteração da síntese do colágeno. A principal característica da EDS é a extrema fragilidade do tecido conjuntivo, que pode resultar em rotura uterina, perfuração intestinal espontânea e várias doenças vasculares como aneurismas, pseudoaneurismas, dissecções arteriais e roturas espontâneas. Os autores relatam o caso de um paciente de 11 anos de idade que apresentava tumor pulsátil na fossa poplítea esquerda após trauma leve com bola de futebol. Diagnosticado pseudoaneurisma de artéria poplítea pelo doppler arterial, confirmado através da angiografia, optou-se pela exploração arterial e devido à fragilidade da parede não foi possível a sua reconstrução. Realizada a ligadura simples da artéria proximal. Evoluiu com isquemia grave do membro e após autorização da família foi realizada a sua amputação. No segundo dia do pós-operatório o paciente apresentou uma dissecção aguda da aorta torácica, evoluindo a óbito.

Keywords : pseudoaneurisma; artéria poplítea; Síndrome de Ehlers-Danlos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )