SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Pseudoaneurysm of the popliteal artery in a patient with Type VI Ehlers-Danlos SyndromeDo the femoral veins of female Wistar rats have valves? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

OLIVEIRA, Frederico Michelino de et al. Trauma inguinal penetrante com formação de fístula arteriovenosa e pseudoaneurisma: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2015, vol.14, n.4, pp.364-367. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.003315.

Os autores apresentam um relato de caso de vítima de acidente de trabalho com ferimento penetrante em região inguinal direita com peça metálica em espiral, que evoluiu com fístula arteriovenosa da artéria femoral profunda com a veia femoral profunda associado a pseudoaneurisma envolvendo essas estruturas e a veia femoral comum. As fístulas arteriovenosas ocorrem frequentemente após traumas e a associação com pseudoaneurisma é fato raro, devendo ser tratadas precocemente após seu diagnóstico. O ultrassom duplex é atualmente o exame mais utilizado para a avaliação inicial e a arteriografia, o padrão ouro para diagnóstico. No paciente em questão foi realizado tratamento convencional com abordagem cirúrgica direta, sutura arterial e ligaduras venosas. Entretanto, nos dias atuais a cirurgia endovascular e a compressão guiada por ultrassom são métodos terapêuticos que têm sido utilizados com sucesso. O paciente evoluiu sem intercorrência, recebendo alta para acompanhamento ambulatorial com preservação do membro.

Keywords : fístula arteriovenosa; pseudoaneurisma; ferimentos penetrantes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )