SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Profile of peripheral vascular changes in crack-cocaine addicts receiving treatment at a Psychosocial Care Center for Alcohol and DrugsHeparin induced thrombocytopenia in a patient with acute arterial occlusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

AMATO, Alexandre Campos Moraes  and  AMATO, Salvador José de Toledo Arruda. EVLTraining®: aplicativo para treino do cálculo da densidade de energia endovenosa linear. J. vasc. bras. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.134-137. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.000816.

Contexto

O reconhecimento da termoablação endovenosa como tratamento da insuficiência de veias safenas traz a necessidade de maior conhecimento e compreensão do método. A densidade de energia endovenosa linear (linear endovenous energy density – LEED) é a variável mais aceita para padronização, cada vez mais amplamente divulgada. Não deve ser utilizada apenas para comparação de resultados científicos – deve também ser usada no intraoperatório para a realização do procedimento com segurança.

Objetivos

Desenvolver aplicativo para mensuração da LEED e avaliar sua aplicabilidade.

Métodos

O aplicativo para iOS EVLTraining® foi desenvolvido para equipamentos portáteis com o intuito de padronizar a emissão energética em procedimentos de termoablação endovenosa.

Resultados

O aplicativo criado mostrou equivalência com as medidas aplicadas no procedimento cirúrgico.

Conclusões

O software EVLTraining® permite o treino prévio de cirurgião e equipe para a velocidade de tração da fibra ótica que será aplicada.

Keywords : varizes; validação de programas de computador; software; lasers.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )