SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2EVLTraining®: mobile app for training and calculating linear endovenous energy densitySuperselective arterial embolization for treatment of angiomyolipoma in a patient with a single kidney author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

PIMENTA, Rafael Elias Farres et al. Trombocitopenia induzida por heparina em paciente com oclusão arterial aguda. J. vasc. bras. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.138-141. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.004215.

A trombocitopenia induzida por heparina é uma complicação grave da terapêutica anticoagulante com heparina e está associada à formação de anticorpos antifator IV plaquetário. Costuma surgir a partir do quinto dia do tratamento, com queda de pelo menos 50% da contagem plaquetária. Em decorrência da ativação plaquetária concomitante, pode ocorrer quadro de trombose, venosa ou arterial, com repercussões clínicas graves. Apresentamos um caso de paciente portador de síndrome do anticorpo antifosfolípide, com quadro de oclusão arterial aguda, que foi tratado cirurgicamente e recebeu heparina não fracionada no intra e pós-operatório. No quinto dia de tratamento anticoagulante, apresentou queda maior de 50% da contagem de plaquetas em relação à contagem pré-heparina. A suspeita de trombocitopenia induzida por heparina e seus aspectos diagnósticos e terapêuticos serão abordados neste desafio terapêutico.

Keywords : trombocitopenia; heparina; trombofilia; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )