SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Surface Length 3D: An OsiriX plugin for measuring length over surfacesAngiolymphoid hyperplasia with eosinophilia: a rare case in the oral cavity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

CAMARGO, Paula Angeleli Bueno de et al. Uso de curativo a vácuo como terapia adjuvante na cicatrização de sítio cirúrgico infectado. J. vasc. bras. [online]. 2016, vol.15, n.4, pp.312-316.  Epub Jan 05, 2017. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.002816.

Infecções de sítios cirúrgicos com envolvimento de próteses sintéticas constituem grande desafio para tratamento. Apresentamos o caso de uma paciente com múltiplas comorbidades, histórico de enxerto aortobifemoral há 6 anos e reabordagem das anastomoses femorais por reestenoses há 5 anos. Apresentou dor inguinal esquerda e abaulamento súbitos com diagnóstico de pseudoaneurisma femoral roto e instabilidade hemodinâmica. Foi submetida a correção emergencial com interposição de prótese de dácron recoberta por prata e correção de grande hérnia incisional abdominal com tela sintética ao mesmo tempo. No pós-operatório, manteve-se por longo período sob terapia intensiva com dificuldade de extubação. Nesse ínterim, apresentou deiscência das suturas e fístula purulenta inguinal esquerda em contato com a prótese vascular. Optou-se pelo tratamento conservador, com desbridamento das feridas e aplicação de curativo a vácuo. A paciente evoluiu com melhora e cicatrização das feridas. Essa pode se constituir em ferramenta importante em casos similares.

Keywords : terapêutica; cicatrização; técnicas de fechamento de ferimentos abdominais; infecção; prótese vascular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )