SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Venous thromboembolism prophylaxis on flightsSurgical repair of pseudoaneurysms and complex arteriovenous fistula between popliteal vessels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

MACEDO, Guilherme Lourenço de; SANTOS, Matheus Alves dos; SARRIS, Andrey Biff  and  GOMES, Ricardo Zanetti. Diagnóstico e tratamento da síndrome de quebra-nozes (nutcracker ): revisão dos últimos 10 anos. J. vasc. bras. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.220-228.  Epub Aug 23, 2018. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.012417.

A síndrome de quebra-nozes é caracterizada por um grupo de manifestações clínicas que ocorrem por conta da compressão da veia renal esquerda. Seus principais sintomas são macro e micro-hematúria, proteinúria e dor no flanco. O diagnóstico é geralmente realizado após a exclusão de outras causas mais comuns, por conta da ausência de critérios clínicos para diagnóstico. Sua confirmação é feita por exames de imagem, com uso da ultrassonografia Doppler e tomografia computadorizada. O tratamento pode variar com as características do paciente e com a gravidade dos sintomas, e inclui o tratamento conservador, a cirurgia aberta e a cirurgia endovascular. Atualmente, a cirurgia aberta continua sendo a linha de frente, mas abordagens menos invasivas vêm ganhando cada vez mais espaço.

Keywords : síndrome de quebra-nozes; hematúria; nefrectomia; stents.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )