SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Diagnosis and treatment of the Nutcracker syndrome: a review of the last 10 yearsEndovascular treatment of acute gastrointestinal bleeding from a large splenic artery pseudoaneurysm: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

GOES JUNIOR, Adenauer Marinho de Oliveira et al. Correção cirúrgica de pseudoaneurismas e fístula arteriovenosa complexa entre vasos poplíteos. J. vasc. bras. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.229-233.  Epub July 23, 2018. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.000618.

A fístula arteriovenosa (FAV) é uma comunicação anormal e permanente entre uma artéria e uma veia devido a traumas penetrantes e lesões iatrogênicas. O trauma penetrante na parede arterial pode levar à formação de pseudoaneurismas (PSA) e, se houver lesão venosa concomitante, à formação de uma FAV. Os autores apresentam o caso de um paciente portador de FAV complexa de vasos poplíteos associada a pseudoaneurisma de artéria poplítea, sugeridos a partir de exames clínicos e exames de imagem, e tratados por cirurgia convencional devido à indisponibilidade de um stent graft com diâmetro apropriado, além de a cirurgia endovascular não estar disponível no serviço em que o paciente foi operado.

Keywords : fístula arteriovenosa; ferimentos e lesões; artéria poplítea; veia poplítea; falso aneurisma; cirurgia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )