SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Surgical repair of pseudoaneurysms and complex arteriovenous fistula between popliteal vesselsAgenesis of the internal carotid artery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

PRETTE JUNIOR, Paulo Roberto et al. Tratamento endovascular da hemorragia digestiva aguda por volumoso pseudoaneurisma esplênico: relato de caso e revisão da literatura. J. vasc. bras. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.234-242.  Epub July 23, 2018. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.005517.

O pseudoaneurisma da artéria esplênica é uma entidade rara, com pouco mais de 150 casos descritos na literatura. A pancreatite é a etiologia mais comum, seguida do trauma. Em contraposição ao aneurisma verdadeiro, esse pseudoaneurisma é frequentemente sintomático, com risco de ruptura de 47% e mortalidade de 90%, quando não tratado. Descrevemos o caso de uma paciente de 48 anos que apresentou hemorragia gastrointestinal associada a pancreatite crônica agudizada. Durante investigação, a endoscopia evidenciou sinais de sangramento recente, e a angiorressonância de abdome observou volumoso pseudoaneurisma da artéria esplênica. Foi submetida a tratamento endovascular com embolização com micromolas, não apresentando novos episódios de sangramento. Atualmente, o tratamento endovascular é efetivo com baixa morbimortalidade e taxas de sucesso de 79-100%, sendo uma técnica viável para pacientes com processo inflamatório abdominal em franca atividade. Realizamos uma revisão das técnicas endovasculares e agentes embolizantes usados para o tratamento dessa patologia.

Keywords : cirurgia endovascular; pseudoaneurisma; artéria esplênica; embolização terapêutica; pancreatite; aneurisma.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )