SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Arterial bullet embolism after thoracic gunshot wound author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

SARMENTO, Priscilla Lopes Fonseca Abrantes et al. Balões de látex: um modelo alternativo e de baixo custo para treinamento de anastomoses vasculares no ensino médico. J. vasc. bras. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.267-272.  Epub Sep 06, 2018. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.170111.

O uso de simuladores na educação médica tem sido cada vez mais frequente, porém pouco acessíveis devido ao custo elevado. Foi desenvolvido para tal um modelo acessível e de baixo custo para o aprendizado e o treinamento de suturas e anastomoses vasculares em Laboratório de Bases das Técnicas Cirúrgicas. Foram utilizados balões de látex de cores variadas, fio de polipropileno 6.0 e outros materiais específicos para sutura vascular (porta-agulhas e pinças). Para facilitar o reparo dos balões, eles foram fixados em parafusos sobre placas de madeira. Foram feitas anastomoses terminoterminal, terminolateral e laterolateral e construção de patch. A perviedade da anastomose foi testada a partir da injeção de água em uma extremidade do balão e a observação da saída do conteúdo líquido na extremidade oposta. As vantagens observadas nesse modelo de treinamento para anastomoses foram a maleabilidade, a resistência à passagem do fio e o fato de ser inorgânico. Os balões de látex são uma alternativa barata, viável, não perecível e de uso prolongado no ensino e treinamento das suturas e anastomoses arteriais.

Keywords : educação de graduação em medicina; procedimentos cirúrgicos vasculares; anastomose cirúrgica; modelos anatômicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )