SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Association between critical limb ischemia and arterial stiffness measured by brachial artery oscillometryHistological changes secondary to use of anti-angiogenic therapy after interruption of vasa vasorum flow in the descending aorta: results in a porcine model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

BARBALHO, Sandra Maria et al. Associação de níveis de HDL-c e não HDL-c com parâmetros antropométricos e bioquímicos. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180109.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.180109.

Contexto

A dislipidemia está associada à aterosclerose e às doenças cardiovasculares. Recentemente, a lipoproteína de não alta-densidade de colesterol (não HDL-c) emergiu como um novo alvo para avaliação da predição de risco de doença cardiovascular, intimamente associada à progressão da placa de ateroma.

Objetivos

Avaliar as associações de níveis de HDL-c e não HDL-c com parâmetros antropométricos e bioquímicos, bem como com índices de Castelli I e II (CI-I e CI-II).

Métodos

Trezentas pessoas selecionadas aleatoriamente foram divididas em dois grupos: pacientes com valores normais de não HDL-c e pacientes com valores alterados de não HDL-c. Esses parâmetros foram associados a glicemia, colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), CI-I, CI-II, circunferência de cintura (CC), índice de massa corporal (IMC) e presença de síndrome metabólica (SM).

Resultados

Glicemia, CT, TG, LDL-c, CI-I, CI-II, CC e IMC exibiram valores significativamente maiores para o não HDL-c quando comparado ao HDL-c. Uma diferença significativa na ocorrência de SM foi encontrada em pacientes com valores alterados de HDL-c e não HDL-c.

Conclusões

Nossos resultados mostram que tanto o HDL-c quanto o não HDL-c estão associados a resistência à insulina, dislipidemia, índices de aterogênese e obesidade. Assim, há uma necessidade de futuros ensaios randomizados de intervenção clínica examinando o papel potencial do não HDL-c como possível alvo terapêutico primário.

Keywords : não HDL-c; glicemia; dislipidemia; síndrome metabólica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )