SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18CHIVA to treat saphenous vein insufficiency in chronic venous disease: characteristics and resultsApplications of arterial stiffness markers in peripheral arterial disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

RAYMUNDO, Selma Regina de Oliveira et al. O que mudou nas últimas décadas na profilaxia do tromboembolismo venoso em pacientes internados: artigo de revisão. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180021.  Epub Feb 07, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.002118.

O tromboembolismo venoso (TEV) é uma doença frequente e de alta morbimortalidade, sendo considerada a maior causa evitável de mortalidade em pacientes hospitalizados. Apesar da incidência altíssima de TEV em todos os países e das evidências de que a tromboprofilaxia reduz as complicações tromboembólicas em pacientes clínicos e cirúrgicos, e a custo baixo, persistem grandes dúvidas quanto à segurança desse tipo de intervenção nos pacientes e quanto à tromboprofilaxia ideal. Inúmeros estudos e recomendações baseadas em evidências comprovam a eficácia da profilaxia na prevenção do TEV e/ou da morte dos pacientes, mas ainda hoje ela é subutilizada. Neste artigo, apresentamos uma ampla revisão dos métodos de profilaxia existentes até os dias atuais, publicados em diretrizes e estudos nacionais e internacionais sobre tromboprofilaxia.

Keywords : tromboembolismo venoso; prevenção & controle; anticoagulantes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )