SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Anomalous values and missing data in clinical and experimental studiesIntramural hematoma and penetrating atherosclerotic ulcers of the aorta: uncertainties and controversies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

CHINDAMO, Maria Chiara  and  MARQUES, Marcos Arêas. Papel da deambulação na prevenção do tromboembolismo venoso em pacientes clínicos: onde estamos?. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180107.  Epub July 04, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.180107.

O tromboembolismo venoso (TEV), que compreende o espectro de manifestações de trombose venosa profunda e/ou embolia pulmonar, é uma complicação comum, grave e evitável em pacientes hospitalizados. Embora a perda da mobilidade recente ou continuada represente um dos principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de TEV, não existem critérios claros e uniformes para a definição do conceito de imobilidade. A diversidade dessas descrições dificulta a interpretação e a comparação dos resultados de estudos clínicos randomizados no que se refere à influência dos diferentes níveis de imobilidade na magnitude do risco de TEV e ao papel da deambulação precoce, de forma isolada, na prevenção de tais eventos. O entendimento dessas limitações é mandatório para a utilização e interpretação adequadas das ferramentas de avaliação de risco de TEV, e para a indicação da melhor estratégia de prevenção de trombose em pacientes clínicos hospitalizados. O objetivo deste estudo é revisar as principais evidências da literatura quanto ao papel da deambulação na prevenção do TEV.

Keywords : trombose venosa profunda; embolia pulmonar; tromboprofilaxia; segurança do paciente; limitação da mobilidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )