SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Role of ambulation to prevent venous thromboembolism in medical patients: where do we stand?Effects of probiotics on the lipid profile: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

PEREIRA, Adamastor Humberto. Hematoma intramural e úlcera penetrante da aorta: incertezas e controvérsias. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180119.  Epub July 18, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.180119.

A história natural do hematoma intramural (HI) e da úlcera penetrante (UP) é muito variável, já que podem progredir para a formação de aneurisma, ruptura, dissecção, e podem até mesmo regredir, no caso específico do HI. Exames de imagem têm crescente papel no manejo clínico e operatório da UP e do HI. Ao contrário das projeções semelhantes a úlcera, achados de lagos sanguíneos não são relatados nos estudos tomográficos de pacientes com HI. O entendimento das características da imagem e do curso natural de cada uma dessas entidades ajudará clínicos e cirurgiões a identificar os pacientes com maior risco para um mau prognóstico e pode melhorar os desfechos. A fisiopatologia dessas entidades, as controvérsias no que se refere a suas histórias naturais e os fatores prognósticos das imagens tomográficas são discutidos neste artigo.

Keywords : síndrome aórtica aguda; hematoma intramural da aorta; hematoma aórtico; úlcera penetrante da aorta.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )