SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Endovascular treatment of bilateral isolated aneurysm of the internal iliac arteryAlternative iliofemoral revascularization in extensive aortoiliac occlusive disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

MORAES, Altino Ono et al. Quimioembolização arterial transcateter de carcinoma hepatocelular em paciente com oclusão de tronco celíaco: um desafio terapêutico. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180090.  Epub May 30, 2019. ISSN 1677-7301.  https://doi.org/10.1590/1677-5449.180090.

A quimioembolização arterial transcateter consiste em promover isquemia e ação citotóxica por meio da injeção de microesferas contendo quimioterápicos aplicada seletivamente nos vasos que nutrem o tumor. Paciente do sexo feminino, com 87 anos, em tratamento paliativo para carcinoma hepatocelular com indicação de quimioembolização, foi submetida a angiografia pré-procedimento, a qual identificou oclusão do tronco celíaco. A opção foi a cateterismo seletiva da artéria hepática própria por uma via alternativa para lançamento do agente quimioterápico, através da artéria mesentérica superior com comunicação utilizando a arcada pancreatoduodenal. Evidências de aumento da sobrevida demonstrados em estudos após a quimioembolização foram relatados, bem como redução da taxa de crescimento tumoral; entretanto, dificuldades em acessar e cateterizar a artéria nutrícia tumoral através do acesso alternativo tornam o procedimento um desafio, devido à tortuosidade da arcada pancreatoduodenal.

Keywords : quimioembolização; carcinoma hepatocelular; tratamento paliativo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )