SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Alternative iliofemoral revascularization in extensive aortoiliac occlusive diseasePulmonary sequestration and endovascular treatment: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

FACCINI, Felipe Puricelli; ARENDT, Ani Loize; PEREIRA, Raphael Quintana  and  OLIVEIRA, Alexandre Roth de. CHIVA para preservar as safenas magna e parva após cirurgia ressecando por erro a safena magna normal: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180077.  Epub Jan 14, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.007718.

Cure conservatrice et hemodynamique de l’insufficience veineuse en ambulatoire (CHIVA) é um tipo de cirurgia de varizes que evita a destruição da veia safena e colaterais. Este relato apresenta uma paciente que foi submetida a CHIVA em duas safenas para poupá-las. A paciente teve uma safena magna normal retirada em uma cirurgia no sítio cirúrgico errado, as safenas com refluxo foram mantidas, e uma normal foi ressecada. A paciente estava sintomática e foi realizada CHIVA na safena parva direita e na magna esquerda. O pós-operatório transcorreu bem com resultado clínico e estético satisfatório. Esse caso mostra que cirurgias que poupam a safena têm papel importante no tratamento da insuficiência venosa crônica. Além disso, os protocolos de cirurgia segura não cobrem adequadamente as cirurgias de varizes devido a duas safenas possíveis e por serem frequentemente cirurgias bilaterais. A realização de eco-Doppler rotineiramente pela equipe cirúrgica pode prevenir problemas relacionados ao sítio operatório.

Keywords : cirurgia em sítio errado; CHIVA; safena; preservação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )