SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Renal arteriovenous fistula after renal biopsy: a case report and literature reviewExternal jugular vein hemangioma: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

REIS, José Maciel Caldas dos et al. Síndrome compartimental dos membros inferiores após cirurgia urológica na posição de litotomia: um relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180117.  Epub Apr 25, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.180117.

A síndrome compartimental aguda dos membros inferiores após cirurgia urológica na posição de litotomia é um problema clínico e médico-legal raro, mas potencialmente devastador. Reportamos o caso de um homem de 67 anos submetido a uma prostatectomia laparoscópica por câncer. A cirurgia durou 180 min. No pós-operatório, o paciente desenvolveu síndrome compartimental aguda de ambos os membros inferiores, necessitando de fasciotomias de urgência, com retornos repetidos à sala de cirurgia para procedimentos adicionais. O paciente também apresentou fechamento tardio da ferida. Ele recuperou a função completa dentro de 6 meses e retornou a um nível de atividade basal irrestrito. Este artigo tem a importância de ressaltar a consciência pré-operatória desta grave complicação que, em conjunto com o reconhecimento precoce e o tratamento cirúrgico imediato, pode mitigar sequelas adversas em longo prazo e melhorar os resultados pós-operatórios.

Keywords : síndromes compartimentais; fasciotomia; complicações pós-operatórias.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )