SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Celiac artery compression: Dunbar syndromeThoracic aortic aneurysm in a patient with tuberous sclerosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

AGLE, Claudia Guimarães; AMORIM FILHO, Dejean Sampaio; ALMEIDA, Leonardo Cortizo de  and  NEVES, Cesar Amorim Pacheco. Tratamento endovascular da síndrome de quebra-nozes: relato de caso. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20180135.  Epub June 06, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.180135.

A dor pélvica crônica é uma doença debilitante, com impacto na qualidade de vida e custos para os serviços de saúde. A síndrome de quebra-nozes é uma importante causa dessa dor, e se refere a um conjunto de sinais secundários à compressão da veia renal esquerda, mais comumente entre a artéria mesentérica superior e a aorta. Seu tratamento ainda permanece controverso e varia de acordo com a gravidade clínica do paciente. Contudo, a técnica endovascular com implante de stent em veia renal tem obtido excelentes resultados. Relatamos um caso de uma paciente de 59 anos submetida a correção endovascular com stent autoexpansível de nitinol. São apresentados dados clínicos, detalhes do procedimento e resultados do acompanhamento dessa paciente. O sucesso técnico foi obtido e não houve relato de complicações pós-operatórias. Pôde-se observar alívio dos sintomas e melhora nos exames de imagem realizados no acompanhamento de curto prazo.

Keywords : síndrome de quebra-nozes; fenômeno de quebra-nozes; encarceramento da veia renal; síndrome da congestão pélvica; procedimentos endovasculares.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )