SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Endovascular treatment for Behçet’s disease: a case reportVenous revascularization to treat posterior nutcracker syndrome by transposition of the left gonadal vein: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal Vascular Brasileiro

Print version ISSN 1677-5449On-line version ISSN 1677-7301

Abstract

PADUR, Ashwini Aithal  and  KUMAR, Naveen. Padrão anômalo de ramificação e terminação da artéria facial e implicações clínicas para cirurgias da face. J. vasc. bras. [online]. 2019, vol.18, e20190021.  Epub July 18, 2019. ISSN 1677-5449.  http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.190021.

A artéria facial é a principal artéria da face, e variações da sua origem e padrão de ramificação têm sido documentadas. Este artigo descreve múltiplas variações de ramificações da artéria facial. Um ramo posterior grande (pré-massetérico) teve origem na artéria facial esquerda e cursou para cima por trás do tronco principal da artéria facial. Essa artéria apresentou um curso reto e intimamente relacionado com a borda anterior do masseter. O ramo terminou suprindo o tecido conjuntivo adjacente abaixo do ducto parotídeo. Também se observou que a artéria facial tinha grande calibre, era tortuosa e terminava na artéria labial superior. Conhecer essa variação é de grande significância clínica em cirurgias da face, principalmente para cirurgiões maxilofaciais e plásticos, tendo em vista que ela forma a base anatômica para o retalho músculo-mucoso da artéria facial.

Keywords : artéria facial; artéria facial transversa; face; cirurgia da face.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )