SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Modelo causal dos primórdios da ciência do magnetismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Scientiae Studia

versão impressa ISSN 1678-3166

Resumo

PATY, Michel. Pensamento racional e criação científica em Poincaré. Sci. stud. [online]. 2010, vol.8, n.2, pp.177-193. ISSN 1678-3166.  https://doi.org/10.1590/S1678-31662010000200002.

Neste artigo, esclarecemos o "estilo" de Henry Poincaré na física teórica e na matemática, considerando o caso de sua formulação teórica da eletrodinâmica relativista, e do lugar que nela tem o princípio de relatividade. A comparação desse trabalho criador com aquele paralelo e contemporâneo de Einstein (da relatividade especial) permite pôr em evidência os contrastes entre as duas abordagens. Tratamos, em seguida, da obra e do pensamento de Poincaré no campo da filosofia a respeito do problema da criação científica e de sua relação com a racionalidade.

Palavras-chave : Criação científica; Intuição; Invenção; Racionalidade; Princípio de relatividade; Eletrodinâmica; Física teórica; Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons