SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4A construção da oposição entre Lamarck e Darwin e a vinculação de Nietzsche ao eugenismoFunción como concepto teórico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Scientiae Studia

Print version ISSN 1678-3166

Abstract

RAMOS, Maurício de Carvalho. Vegetações artificiais: palingênese, árvores metálicas e plasmogenia. Sci. stud. [online]. 2011, vol.9, n.4, pp.821-846. ISSN 1678-3166.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-31662011000400005.

No presente artigo, compararemos três processos de produção artificial de vegetais: a palingênese, processo em que plantas reduzidas às suas cinzas ou sais são ressuscitadas em laboratório por meio de procedimentos químicos, a produção de árvores metálicas, cristalizações artificiais produzidas pela dissolução de um metal em ácido sob condições especiais e a plasmogenia, estudo da origem e da natureza do protoplasma através de síntese artificial de suas estruturas e funções primordiais. A partir dessa comparação, será discutida uma série de problemas em torno das noções de organismo, vida, indivíduo, geração e fisiologia, visando estabelecer algumas linhas de continuidade filosófica e histórica entre aspectos das ciências da vida e da química dos séculos xvii, xviii e xx.

Keywords : Geração vegetal; Fisiologia vegetal; Palingênese; Árvores metálicas; Plasmogenia; Herrera; Ressuscitação; História da biologia; Filosofia da biologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License