SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue16Arte e tecnologia: intersecçõesA política do ensaio político de catálogo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

ARS (São Paulo)

Print version ISSN 1678-5320

Abstract

BORGES, Cristian  and  JESUS, Samuel de. Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema. ARS (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.16, pp. 65-72. ISSN 1678-5320.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202010000200005.

Antiga aluna da Escola do Louvre, Agnès Varda inicia sua carreira como fotógrafa, antes de se dedicar ao cinema. Raramente críticos e acadêmicos percebem ou destacam, em sua obra fílmica, o gosto acentuado e erudito pela pintura e pela fotografia, que se manifesta notadamente através da recorrência de gestos presentes na imagem. Analisaremos três procedimentos em que essa recorrência explícita pode ser percebida em alguns de seus filmes. Primeiramente, ao partir de uma imagem pictórica para reproduzir um gesto singular que se fixa pelo exercício da pausa (pose), colocando "em abismo" a relação pintura/cinema. Um segundo procedimento explora um gesto engendrado por uma fotografia em filmes cujos personagens encontram-se, em algum momento, congelados em seus gestos. Um terceiro procedimento evoca um prolongamento dos gestos, desta vez operado no seio da própria imagem cinematográfica, pela montagem. A recorrência dos gestos, tão presente na obra de Agnès Varda, encontra fortes ecos no pensamento de Gaston Bacherlard, Roland Barthes, Walter Benjamin e Aby Warburg. Assim, o que denominamos aqui uma "memória dos gestos" atesta, em seus filmes, uma fina conivência entre pintura, fotografia e cinema.

Keywords : cinema; fotografia; pintura; Agnès Varda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese