SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Mitate 見立: a retórica japonesa da repetição renovadaDe Rousseau ao Modernismo: ideias e práticas históricas do ensino do desenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320versão On-line ISSN 2178-0447

Resumo

HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da  e  MAKOWIEKY, Sandra. Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. ARS (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.21, pp.62-79. ISSN 1678-5320.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456.

Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.

Palavras-chave : ensino da arte; saberes do professor de arte; especificidade da arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )