SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisoresYves Klein, Ícaro do modernismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320versão On-line ISSN 2178-0447

Resumo

IAVELBERG, Rosa  e  MENEZES, Fernando Chui de. De Rousseau ao Modernismo: ideias e práticas históricas do ensino do desenho. ARS (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.21, pp.80-95. ISSN 1678-5320.  https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64458.

No presente artigo refletimos sobre a história particular do ensino do desenho – tratamos a passagem da visão tradicional à moderna e o olhar contemporâneo acerca do tema. Baseados no trabalho de pensadores como Ana Mae Barbosa, Arthur Efland, Juan Bordes e Elliot Eisner, buscamos situar e compreender as concepções que configuraram o ensino de desenho na história. Destacamos no estudo as implicações das ideias construídas historicamente no sentido de compreender e discutir os caminhos da educação em arte na contemporaneidade.

Palavras-chave : desenho; história do ensino; escola tradicional; escola moderna; escola contemporânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )