SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24A dobra schumanniana: transitividade e intermeios.Cinema, ciência e percepção. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320versão On-line ISSN 2178-0447

Resumo

TAVARES, Monica. A retórica procedimental como agente de articulação entre identidade e alteridade. ARS (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.24, pp.82-97. ISSN 1678-5320.  https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96740.

O objetivo deste artigo é examinar como a retórica procedimental fundamenta processos dialéticos de corporificação-descorporificação, mantenedores das trocas sucessivas entre seft e other. Em primeiro lugar, exporemos a noção de retórica procedimental, entendida como técnica de argumentação e persuasão, estabelecida com base em sistemas computacionais. Em segundo lugar, analisaremos como a dialética entre corporificação e descorporificação firma-se como aspecto central de influência na construção do sentido de self e other. Em terceiro lugar, discutiremos como a noção de interface pode ser considerada como mapas procedimentais e computacionais que, sedutora e ideologicamente, induzem os comportamentos dos receptores. Por fim, apresentaremos a obra Alter Ego, de Alexa Wright & Alf Linney, como exemplo de trabalho que, de modo crítico e reflexivo, discute o que está na base das experiências de corporificação e descorporificação e como essas experiências potencializam trocas sucessivas entre identidade e alteridade.

Palavras-chave : retórica procedimental; atualização-virtualização; identidade e alteridade; embodiment digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )