Acessibilidade / Reportar erro

Fora do Mapa, o Mapa - performance na América Latina em dez anotações1 1 . Dedico este ensaio para Antonio Juárez e Victor Sulser, o México verbivocovisual, e para Ignacio Pèrez Perez, hermano performero. Acrescento um agradecimento, além das dedicatórias, ao notável Victor Martinez que me acolheu em sua casa para comemorarmos meu aniversário, na passagem pelo México.

Out of the Map , the map - Ten notes about performance in Latin-America

RESUMO

O autor reconhece que desistiu de tentar fazer um "amplo panorama da performance latino-americana". Confessa-se inábil para tal tarefa e desconfia de que se trata de uma missão impossível. Em contrapartida busca relacionar os motivos e as fontes que o fizeram chegar a essa conclusão. Contenta-se em iniciar uma polêmica, talvez muito difícil, em torno das razões porque uma forma de arte, que seria tão conatural ao Brasil, tem muito menos apreço aqui do que no resto do continente no qual o país se insere.

palavras-chave:
performance; arte brasileira; arte contemporânea latino-americana; happenings; arte dos anos 1960 e 1970

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br