Espinoza e Hirano (2003)ESPINOZA, F. S.; HIRANO, A. S. As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 97-117, out./dez. 2003.
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Identificar os atributos importantes, salientes e determinantes na compra de ar- condicionado. |
26 atributos gerados na qualitativa, e pesquisa com 187 compradores potenciais na quantitativa. |
Identificação de 4 dimensões (Preço e Distribuição, Marca e Conveniência, Facilidade de Compra e Indicadores de Qualidade). Alpha de Cronbach D1 = 0,85; D2 = 0,78; D3 = 0,82; D4 = 0,55. Atributos Determinantes da D1 = Preço, Condições de Pagamento, Pronta- entrega e Prazo de Entrega. |
Joas (2002)JOAS, L. F. K. Atributos determinantes para compra de medicamentos via Internet. 2002. Dissertação (Mestrado) - Escola de Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
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Identificar os principais atributos de compra de medicamentos para os e- consumers da PanVel Farmácias. |
Entrevista com 16 pessoas; 35 atributos gerados na qualitativa, porém utilizados apenas 28 na quantitativa, 140 pessoas que acessaram o site. |
Identificação de 3 dimensões: Vantagens de Comprar pela Internet, Vantagens de Comprar pelo Telefone e Características de uma home page. Alpha de Cronbach D1 = 0,79; D2 = 0,85; D3 = 0,77. |
Reis-Neto (2000)REIS-NETO, J. R. Planos de desenvolvimento do estado do Mato Grosso do Sul: investigação dos seus atributos relevantes. 2000. Dissertação (Mestrado) - Escola de Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
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Identificar os principais atributos para os planos de desenvolvimento da sociedade do Estado de Mato Grosso do Sul. |
Utilizou 33 atributos descritos por Hayes (1973)HAYES, S. P. Avaliação de projetos de desenvolvimento. Rio de Janeiro: FGV, 1973., Pagano e Bowman (1992)PAGANO, M. A.; BOWMAN, A. O. Attributes of development tools: success and failure in local economic development. Economic Development Quarterly, v. 6, n. 2, p. 173-186, May 1992. e Klering et al. (1998)KLERING, L. R.; FACHIN, R. C.; MESQUITA, Z. Avaliação da importância de atributos de projetos de desenvolvimento inovadores. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Porto Alegre, v. 9, 1998. ; 104 questionários obtidos na pesquisa quantitativa via e-mail. |
Identificação de 7 dimensões, porém 1 foi descartada. Dimensões foram classificadas como: Participação do Público, Responsabilidade da Administração, Gestão Descentralizada, Diálogo com a Sociedade, Práticas Inovadoras e Transparência da Administração Pública. Alpha de Cronbach D1 = 0,697; D2 = 0,685; D3 = 0,673; D4 = 0,656; D D5 = 0,638, D6 = 0,518 e D7 = 0,507. |
Silva-Castro (1997)SILVA-CASTRO, I. R. Determinação dos atributos mais valorizados pelos clientes (Pessoa Física) de instituições bancárias, com base de auxílio para sua segmentação. 1997. Dissertação (Mestrado) - Escola de Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
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Determinar os atributos mais valorizados pelos clientes (Pessoa Física) de instituições bancárias. |
Grupo de foco com 10 pessoas. Quantitativa com 336 proprietários de telefones por correio e com follow up. |
Identificação de 2 clusters e 6 dimensões (Eficiência e Tratamento, Propaganda, Informatização, Acessibilidade e Diversidade, Facilidade Atendimento e Salário). Autovalores achados foram F1 = 6,3014, F2 = 2,1722, F3 = 1,6129, F4 = 1,5215, F5 = 1,2153 e F6 = 1,0707. |
Potsch e Motta (1998)POTSCH, J. R.; MOTTA, P. C. Televisão por assinatura: medida da utilidade dos atributos que influenciam as escolhas dos consumidores. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 19., 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 1998.
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Medir os valores de utilidade que os consumidores atribuem a algumas variáveis (atributos) que compõem os pacotes de televisão por assinatura. |
Levantamento de atributos foi realizado com 15 entrevistas, 3 entrevistas com grupos de 20 pessoas e 1 grupo de foco com 11 consumidores. Pesquisa quantitativa amostra de 195 entrevistados. |
Não utilizou análise fatorial. Chegou a 4 atributos finais. A importância dos atributos foi: Quantidade de Canais (15%), Quantidade de Canais para Livre-Escolha (27%), Preço Mensal da Assinatura (41%) e Dublagem de Filmes e Documentários (17%). |
Silva e Farhangmehr (1999)SILVA, J. M.; FARHANGMEHR, M. Atributos importantes e determinantes da escolha do tipo de loja: um estudo regional. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 19., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 1999.
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Identificar os atributos mais importantes e determinantes da escolha de loja. |
19 atributos. Pesquisa quantitativa com uma amostra de 728 donas de casa. |
Não utilizou análise fatorial. Obteve resultados díspares, que impossibilitaram a elaboração de uma tipologia de aplicação genérica. Os Preços Baixos, a Variedade de Produtos e os Empregados Simpáticos são os mais importantes. |
Dallaroza (1999)DALLAROZA, G. Atributos e motivações do mercado de compradores de imóveis novos de dois dormitórios em Porto Alegre. 1999. Dissertação (Mestrado) - Escola de Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
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Identificar e analisar os compradores de apartamentos novos de dois dormitórios em razão de suas motivações e da importância relativa dos atributos de imóveis. |
Geração de itens na etapa exploratória. Entrevista com 120 compradores de imóveis novos. |
Não utilizou análise fatorial. Identificação de 1 dimensão para motivação e 4 dimensões para atributos. Dimensões foram: Uso Privativo, Uso Comum, Padrão de Imóvel e Aparelhos e Equipamentos. |
Caliari (2002)CALIARI, C. C. Atributos e fatores na decisão de compra defitoderivados da Amazônia na indústria de higiene pessoal e cosméticos no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
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Identificar os atributos e os fatores que influenciam o processo decisório de compra de fitoderivados da Amazônia. |
11 entrevistas de profundidade para geração dos atributos. Pesquisa quantitativa com 25 empresas. |
Não utilizou análise fatorial. Das empresas, 60% dos respondentes utilizam algum tipo de fitoderivado da Amazônia, a maioria possui químicos e farmacêuticos, a maioria são empresas de pequeno e médio porte com investimentos nacionais, e a maioria possui um tamanho da linha de produção superior a 50 itens. |
Amaral (2002)AMARAL, N. M. B. Atributos para escolha de serviços de exames complementares em medicina: o caso da mamografia. 2002. Dissertação (Mestrado Profissionalizante) - Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
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Identificar os atributos determinantes, os atributos valorizados e a importância relativa desses para a decisão de escolha de exames complementares em medicina, utilizando como referência o caso da mamografia. |
Pesquisa tipo survey com 250 mulheres que haviam realizado mamografia. |
Não utilizou análise fatorial; 76,4% responderam que foi a indicação do médico que preponderou para a escolha do serviço de mamografia da Radimagem; 12% responderam que foi a indicação de amigos e familiares; e 4,7%, a indicação do plano de saúde. Esses três motivos corresponderam, em conjunto, a 93,1% das respostas. Dentre os que menos foram indicados, 0,5% indicou marca conceituada; 1%, pelos equipamentos modernos; 1%, por indicação da empresa; 1,6%, por ficar perto da residência do entrevistado; e 2,6%, por ser um local tradicional. |