Acessibilidade / Reportar erro

A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia

Images configuration of the managers about the strategy concept

A forma como os gestores definem e implementam estratégias também depende das imagens que eles possuem do conceito de estratégia. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as imagens de estratégia na percepção dos gestores. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados. Essas imagens também se organizam em torno de alguns elementos centrais, que são socialmente aceitos e compartilhados. A identificação das imagens mentais que os gestores têm a respeito de estratégia é relevante para aprofundar a compreensão das práticas organizacionais adotadas em um determinado ambiente competitivo. Com base nas cinco dimensões propostas por Mintzberg (1987) e no método de configuração da imagem (MCI), procurou-se identificar, em uma amostra de 46 gestores, qual a imagem coletiva de estratégia destes.

Estratégia; Dimensões de estratégia; Configuração de imagens; Organização de imagens; Percepção dos gestores


Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br